quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Comérdia da F1. Tapetão, pódium oficial, extraoficial, oficial, sqn


F-1 tem dia de futebol brasileiro e tapetão coloca Vettel no pódio para, horas depois, tirá-lo do 3º lugar - cadeira cativa aqui no Zona Mimimista, sem dúvida. 


Comérdia da F1.


A culpa é do STJD?

O que a frase “tem coisas que só acontecem no futebol brasileiro” faz você lembrar? Se a sua resposta tem a ver com as polêmicas com arbitragem, as decisões às vezes questionáveis do STJD ou as mudanças na tabela do Campeonato Brasileiro, saiba que um esporte que viveu coisas muito parecidas. Neste domingo, pelo menos, a Fórmula 1 teve um dia de Brasileirão.
Olhe o que aconteceu com o alemão Sebastian Vettel: ele terminou em quarto lugar, viu o rival Max Verstappen ser punido e subiu ao pódio. Horas depois, ele mesmo foi punido e caiu para o quinto lugar – mesmo depois de ter levantado o troféu, bebido champanhe e feito a festa da Ferrari.
Comparações com aquele Fluminense x Flamengo do gol anulado (e depois validado para ser novamente anulado), o mesmo que teve o resultado suspenso e depois revalidado nos tribunais, é mais do que válida.


Punição de mais ou de menos?
O número de pilotos descontentes com punições que foram dadas e que deixaram de ser dadas durante o GP do México escancarou uma situação que vem incomodando os pilotos há algum tempo: a falta de consistência dos comissários.
As polêmicas começaram logo na primeira curva, quando Lewis Hamilton perdeu a freada, saiu da pista e, na visão de muitos, ganhou vantagem e merecia ser punido. O inglês, contudo, sequer foi investigado.
Quem viu o episódio de camarote, pois estava na terceira posição, dividindo a curva com o segundo colocado, Nico Rosberg, era Max Verstappen. Assim, quando o holandês, pressionado por Sebastian Vettel nas voltas finais da corrida, também perdeu a freada, não teve dúvida: manteve a posição com a certeza de que não seria punido. Mas desta vez os comissários interpretaram o ocorrido de forma diferente.

O próprio Vettel sofreu: ele foi ao pódio, mas depois do término da prova, a organização anunciou que o piloto da Ferrari foi punido em 10 segundos por mudar de direção durante uma freada em disputa de posições com Daniel Ricciardo. O resultado? O quinto colocado na pista acabou com o terceiro lugar no final.
Não é de hoje que os pilotos reclamam da inconsistência dos comissários. No GP dos EUA, foi Felipe Massa que saiu irritado por Fernando Alonso ter escapado de qualquer punição após um toque bem semelhante àquele que Rosberg deu em Raikkonen na Malásia - e pelo qual recebeu punição.
A situação chegou ao ponto em que Vettel mandou o diretor de provas, Charlie Whiting, para aquele lugar em alto e bom som via rádio. É difícil haver um consenso na F-1, mas que os comissários poderiam fazer um trabalho melhor certamente é uma delas.

fonte: UOL.

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